MUNIÇÕES: CONHEÇA MAIS SOBRE
A Munição, conhecido como material ou componente disparado a partir de qualquer arma de fogo. Separamos outros exemplos de munição: uma bola de pedra ou ferro disparada de uma catapulta ou canhão antigo, um seixo arremessado de um estilingue, uma flecha disparada de um arco, todos esses artefatos podem ser considerados munição.
As munições podem ser descartáveis (por exemplo: bombas, mísseis, granadas, minas terrestres) e podem ser partes componentes de outras armas que criam o efeito em um alvo (por exemplo, balas e ogivas). Quase todas as armas mecânicas requerem algum tipo de munição para operar.
Falando agora apenas de armas de fogo, podemos separas as munições em 3 categorias:
Projétil é qualquer sólido que pode ser ou foi arremessado, lançado ou disparado por uma arma qualquer. No universo das armas de defesa, o projétil ou "bala" é a parte do cartucho que será lançada através do cano.
O propelente ou carga de projeção é a fonte de energia química capaz de arremessar o projétil a frente, imprimindo-lhe grande velocidade. A energia é produzida pelos gases resultantes da queima do propelente, que possuem volume muito maior que o sólido original. O rápido aumento de volume de matéria no interior do estojo gera grande pressão para impulsionar o projétil.
A espoleta é um recipiente que contém a mistura química detonante e uma bigorna, utilizado em cartuchos de fogo central. A mistura detonante, é um composto que queima com facilidade, bastando o atrito gerado pelo amassamento da espoleta contra a bigorna, provocada pelo percussor que por sua vez é liberado pelo gatilho. A queima dessa mistura gera calor, que passa para o propelente, através de pequenos furos no estojo, chamados eventos.
Na artilharia, a munição é um item completo em que todos os componentes são unidos com segurança por um estojo. Antes da Segunda Guerra Mundial os estojos de artilharia eram quase sempre feitos de latão, mas desde então vem sendo amplamente substituído pelo aço. Na munição "semifixa", o projétil é destacável do estojo do cartucho, um arranjo que permite que a quantidade de carga propulsora possa ser ajustada. Na munição de carregamento separado, um cartucho completo consiste em três componentes: o projétil a ser disparado, o propelente (em vários recipientes, geralmente combustíveis) e a espoleta. Esse tipo de munição geralmente é usada nas armas de maior calibre porque seus componentes são mais fáceis de manusear em separado.
Aqui na Brasil Tática você encontra kits com vários tipos de munições.