MODELO DE COLDRES PARA ARMAS
Existem modelos de coldres para diferentes finalidades.
Há dois aspectos principais a considerar ao escolher sua conta: qual é o objetivo e quanto você pode investir? Se você pretende carregar sua arma fora de casa com responsabilidade, o coldre é um acessório que merece muita atenção. Não perca tempo estudando, escolhendo, perguntando e pesquisando capas, afinal isso pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Coldre para porte na coxa: especialmente desenvolvidas para facilitar o saque por operadores que estejam usando coletes espessos que comprometem a cintura. Carregá-lo na coxa reduz o peso na cintura e facilita o acesso às armas para a mão não dominante, o que é significativamente importante no combate. A desvantagem é que carregá-la dessa forma aumenta o tempo de saque porque a arma precisa percorrer uma distância maior até a linha do olho. Também oscila mais ao caminhar e, claro, ao pedalar.
Coldres de Perna: É comum carregar reforços (2ª arma). É limitado a armas pequenas e geralmente interfere nos movimentos de correr e chutar. Também força o usuário a usar calças com ossos relativamente largos para que a arma não seja facilmente detectada.
Coldre de antebraço: usá-lo sob o braço facilita a ocultação da arma. Força o impacto cruzado, o que aumenta o tempo de reação antes de um eventual ataque.
Uma falha grave deste tipo de coldre é que muitas vezes o operador é forçado a violar uma regra de segurança e apontar a arma para o próprio braço ao sacar.
Coldres para outros locais: Para esconder armas compactas, existem coldres, pensados para as regiões mais inusitadas, como Ex.: seios, áreas genitais, bolsas.