DICAS: LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE ARMAS
Talvez este seja um dos assuntos que mais dúvidas gera entre os usuários de armas de fogo. Essas dúvidas decorrem da escassez de bibliografia sobre o assunto e da limitada oferta de mão de obra especializada no mercado.
A limpeza e manutenção de uma arma de fogo em bom estado é uma etapa fundamental para qualquer proprietário de arma e necessária para maior segurança e eficácia.
Quando se trata de nossas armas de fogo pessoais que estão expostas à nossa segurança pessoal fora do serviço,
requer uma atenção muito especial, pois a manutenção é a melhor oportunidade para o usuário inspecionar sua arma de fogo e seus componentes quanto a desgaste excessivo ou danos.
Uma arma mal mantida ou mal conservada torna-se menos confiável.
A falta de confiabilidade pode ter consequências adversas se a arma falhar em qualquer circunstância.
Com que frequência devo realizar manutenção preventiva em minha arma?
A resposta mais simples para esta pergunta é: sempre que possível.
Em caso de dúvida, realize manutenção preventiva.
Esta manutenção é obrigatória sempre que a arma for exposta a condições adversas, quer seja transportada ou utilizada. Isso deve ser feito regularmente para evitar corrosão se a arma for armazenada por muito tempo.
Para realizar a desmontagem, siga as instruções do manual da pistola.
Em geral, a desmontagem da manutenção preventiva não requer o uso de ferramentas, se necessário, recomendo SEMPRE usar a ferramenta correta para a tarefa, seja manual ou especial.
Antes de tomar qualquer medida se tratando de armas de fogo, é importante zelar pela segurança e integridade física de quem convive conosco, seja no campo de tiro, em casa ou no trabalho.
Antes de fazer qualquer coisa, encontre um local seguro para resfriar sua arma (remova toda a munição da câmara e dos carregadores).
Limpeza, Proteção e Lubrificação
São três etapas muito importantes neste processo.
O objetivo da limpeza é garantir que não haja objetos estranhos dentro da pistola que possam afetar o funcionamento.
A proteção destina-se a evitar que o metal seja contaminado com outras substâncias, como ar, contato com umidade, suor, etc. pode causar corrosão das armas.
O objetivo da lubrificação é evitar o desgaste prematuro das partes móveis e facilitar seu funcionamento.
Antes aplique uma gota de óleo ou produto líquido na pistola, remova toda a sujeira com pincel seco, pó, areia, aparas etc.
Uso de solventes
O uso deste tipo de produto requer atenção especial. O solvente é um produto cuja finalidade é remover uma substância que está grudada na sua arma.
Alguns solventes são adequados para remover o óleo usado. Tenha muito cuidado, usar solventes irá expor o acabamento metálico da pistola. Aplique uma camada de óleo novo o mais rápido possível para protegê-lo.
Também existem solventes para pólvora. Esse tipo de solvente só deve ser aplicado onde houver acúmulo de pó que o pincel não conseguiu remover. Aplique uma gota na área e espere o solvente fazer efeito. Use um pano ou cotonete para remover a sujeira. Usar uma escova neste caso pode espalhar a sujeira para outras partes da arma.